19 de ago de 2012

A disseminação da cultura do estupro

rape-culture

Ao observar algumas mulheres de biquíni caminhando na praia, um grupo de amigos se questiona: “Já pensou se a gente fosse invisível?”. A suposição vira realidade e os homens (agora invisíveis e apenas notáveis como latinhas flutuantes) se aproveitam da situação para abusar das mulheres na praia e invadir o banheiro feminino.

Essa propaganda vem sendo veiculada na TV há alguns meses, pela Nova Schin. Ao primeiro olhar, pode parecer uma piada, uma brincadeira – mas pensando bem, tem algo profundamente perturbador nesses 40 segundos, que milhões de pessoas assistiram nos intervalos de seus programas favoritos.

Se quiser ver o vídeo clique aqui

Não é novidade que as propagandas de cerveja, focadas no público masculino, tendem a apelar para o machismo: sempre com mulheres de corpos esculturais de biquíni, dando bola para o cara com a cerveja na mão. Se não é isso, é semelhante. Mas dessa vez, a questão é mais grave: a Nova Schin, mostrando uma brincadeira de amigos na praia, escancarou uma ferida na história da relação homem-mulher: a cultura do estupro.

9 de ago de 2012

Você tem deixado sua vida no modo soneca?

Presentation1

Douglas Santana faz parte do movimento Jesus Copy, que visa instruir jovens para que copiem a Jesus.

Em um dos vídeos de mensagens do movimento, ele fala sobre SMS - Síndrome do Modo Soneca.

O vídeo compara o 'modo soneca', que ativamos no despertador para dormir por mais alguns minutos, há situação de vida que levamos em relação a Deus.

"Você está julgando que vai dar tempo de voltar pra Jesus, mas seu raciocínio pode estar alterado", diz ele.

Douglas faz um alerta ao perigo que é deixar a vida rolar no modo soneca e perder a oportunidade de ser despertado de vez.

"Este pode ser a última mensagem que você está ouvindo. Este pode ser o último tocar de despertador na sua vida. Você vai acordar ou vai apertar o modo soneca?"

Assista ao vídeo: